DISCURSO DA 7ª CERIMÓNIA DE OUTORGA “Prof.ª Doutora Teresa Manuela Camacha José da Costa, Directora Geral da ESPE-Bengo”

Excelentíssima Dra. Maria Antónia Nelumba, digna Governadora da Província do Bengo;

Excelentíssimos membros do governo da província;

Excelência Reverendíssima Dom Maurício Camuto, Bispo do Bengo;

Excelentíssima Profª. Doutora Carla Vilarinho Queiroz, a oradora do dia;

Excelentíssimo Prof. Doutor Kengana João, Diretor Geral- Adjunto para os Assuntos Académicos;

Excelentíssimo Prof. Doutor Felizardo Costa, Diretor Geral-Adjunto para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação;

Excelência Prof. Mestre Bento Muteka, Presidente do Conselho Geral da ESPE-Bengo;

Digníssimos(as) chefes dos distintos Departamentos da ESPE-Bengo;

Prezados(as) membros, que compõem o corpo docente da ESPE-Bengo;

Caras convidadas e caros convidados;

Estimadas e estimados estudantes;

Minhas senhoras e meus senhores,

É com imenso prazer e honra que saúdo a cada um dos presentes, neste dia especial da Escola Superior Pedagógica do Bengo que, pela sétima vez, vai outorgar os seus estudantes.

Dirijo aos estudantes uma saudação particular, por hoje, serem a razão da nossa presença aqui e agora.

Nesta minha intervenção, gostaria de me referir a alguns aspectos que os considero de grande importância:

Começo por apresentar, de forma sintética, o percurso da Escola e indicar alguns números já alcançados até à data;

A Escola Superior Pedagógica do Bengo foi criada pelo Decreto nº7/09 de 12 de maio do Conselho de Ministros. De lá para cá, muitas e profundas transformações ocorreram, tendo evoluído de uma instituição centralizada no ensino, para uma pujante e inovadora e que com a sua ousadia apostou também nos pilares da Investigação, da Extensão e da Gestão. Actualmente, possuímos sete cursos, que são: Ensino da Matemática, Ensino da Informática, Ensino da Língua Portuguesa, Ensino da História, Ensino Primário, Ensino da Pedagogia e Ensino da Psicologia.

Relativamente aos números, o ano 2016 é tido como referência, por ter sido o ano em que ocorreu a primeira cerimónia de outorga a 110 graduados. Já em 2017, na 2ª edição, o número evoluiu para 267; no ano seguinte, em 2018, 3ª edição, crescemos para 288. Em 2019, ocorreram duas cerimónias de outorga (desta feita, a 4ª e a 5ª edições), com um total de 470 outorgados. Por sua vez, em 2022, realizou-se a 6ª edição, em que outorgamos 378 diplomas.

Hoje, realizamos a 7ª Cerimónia de outorga e nela, teremos, num universo de 261 diplomados, apenas um total de 216 outorgas, distribuídas pelas cinco áreas formativas, que são: Ensino da Língua Portuguesa, ensino da Matemática, ensino da História, ensino da Psicologia e ensino da Pedagogia.

Estimados presentes, minhas senhoras e meus senhores, os números ora apresentados, num total de 1774 diplomados e que distribuídos pelos 7 anos que decorreram, desde a primeira outorga, perfazendo uma média de 253/254 formados por ano, evidenciam, claramente, o crescimento que tem havido na Escola Superior Pedagógica do Bengo. Importa aqui referir que esses números vão além de meros dados estatísticos. Prova disso é a quantidade e qualidade, obviamente, de ex-estudantes presentes nos distintos órgãos da província, incluindo a própria escola superior, onde os antigos estudantes são docentes com os graus de mestre e até mesmo de doutoramento. Prova maior não poderia haver, porém esses dados mais do que nos envaidecerem, aumentam as nossas responsabilidades e o nosso compromisso social, com a Província e com o país.

Prezados licenciados, vivemos numa era de grandes desafios, mas de imensas oportunidades. E é justamente nesses momentos de desafios que a capacidade de inovação e de resiliência se torna necessária para o desenvolvimento da nossa comunidade, tanto académica quanto social. Quero apelar a cada um e a cada uma para o sentido de compromisso social e, principalmente, da consciência que devemos ter: a consciência para o bem do outro, a consciência para o lugar em que se está, a consciência de que a melhoria da minha condição de vida começa comigo.

Efectivamente, é a consciência que nos torna capazes de reconhecer a importância de cada individuo e com ela perceber que cada um de nós desempenha um papel importante, na construção de um futuro melhor. Nossas acções, nossas palavras e nossas decisões têm o poder de moldar o curso da história.

Digníssimos presentes, minhas senhoras e meus senhores, gostaria de aproveitar o momento, para falar das nossas perspectivas para os próximos anos em termos de oferta formativa. Refiro-me, concretamente, à criação de mais cursos de graduação nas áreas de Educação de Infância, brevemente, e a perspectiva da criação do Curso do Ensino da Língua Inglesa.

Em relação a pós-graduação, está previsto a abertura de dois cursos de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias Educativas.

É nessa ordem de ideias, que mais uma vez, convido a comunidade espebiana a refletir sobre as responsabilidades que cada um e cada uma tem enquanto agente de mudança. Como profissionais, como membros desta comunidade, temos a capacidade e a obrigação de deixar um legado positivo para os vindouros.

Como diz o adágio popular: “a união faz a força”. É com esse adágio que assentei a minha crença para os desafios que perspectivo pois, a chave para os enfrentar está na união. Unindo nossos esforços, nossas habilidades e nossas perspetivas, poderemos alcançar os resultados que proponho e que considero significativos.

Para terminar, uma palavra de apreço e de agradecimento a todos os actores envolvidos na formação e que têm proporcionado momentos agradáveis e gratificantes; actores esses que são: estudantes, docentes, pessoal técnico e administrativo, pessoal de base e tantos outros que nos proporcionam o bem-estar, enquanto trabalhamos.

Ao governo da província, na pessoa de Sua Excelência Dra. Maria Antónia Nelumba pela presença aqui e agora, pelos apoios e pelas oportunidades que nos tem dado. Juntas, podemos fazer a diferença para o futuro da Escola Superior Pedagógica do Bengo para que cresça mais e mais e que catapulte a província e o país para os lugares cimeiros.

Bem-haja, a todos!

Muito obrigada!

4 respostas

  1. Bem haja, digníssima directora!

    Nós os estudante da Espe-Bengo reafirmamos o compromisso de continuarmis a nos empenhar nos estudos, seguindo, deste modo, o percurso que nis têm indicado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Categorias

Redes Sociais